O que dizem os especialistas:
1. Ovos
Por quê: Fonte de colina, que participa da formação dos neurónios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Outros alimentos com alto conteúdo colina são brócolos e couve.
2. Peixe
Por quê: Peixes como o salmão e as sardinhas são essenciais para o cérebro. Estes melhoram a memória, a concentração e possuem ação anti-inflamatória. Ricos em ómega 3, estes nutrientes promovem a boa saúde dos neurónios e a comunicação rápida entre eles.
3. Alface:
Por quê : Come as folhas, talos e o coração, por que contem altas doses de lactucina, substância que age como calmante.
4. Arroz
Por quê: Além de arroz, os cereais, os legumes e a pasta contêm glucose, o nutriente energético mais utilizado pelo cérebro.
5. Cereais Integrais e Frutos Secos
Por quê: Os cereais integrais contêm vitamina B, fundamental para as funções do cérebro. Outros alimentos como os frutos secos também contem esta vitamina. Nozes, amêndoas e avelãs são muito boas para o cérebro. Ajudam com a libertação de serotonina, um neurotransmissor que atua positivamente sobre o humor. Também mantêm as artérias cerebrais saudáveis.
6. Frutas Vermelhas
Por quê: As frutas vermelhas como as cerejas e os morangos possuem flavonoides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória. Isto é devido a sua capacidade de proteger os neurónios e reverter deficits de memória.
7. Maçã
Por quê: Já ouviste o velho ditado inglês – uma maçã por dia mantêm o médico longe? As maças também são uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.
8. Chocolate Puro
Por quê: O chocolate puro contém vários estimulantes naturais que ajudam e aumentam a concentração e incentivam a produção de endorfinas, promovendo o bom humor. Neste caso o chocolate preto é o mais saudável.
9. Azeite de Oliva
Por quê: O azeite de oliva fortalece a memória. É rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Outras fontes são o óleo de canoula e a linhaça.
10. Chá Verde
Por quê: Graças à cafeína que contem, dá energia ao corpo e melhora a concentração.
Como podes ver, a alimentação saudável vem com muitos benefícios. Lembra-te que os efeitos de ingerir estes alimentos não são imediatos. Como tudo, a constância é chave. Alimenta-te bem durante todo o ano e verás que quando a época dos exames chegar, o teu cérebro e corpo responderão melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário